1. Gramática, uso e norma: que gramática ensinar na
escola?
Prof.ª M.ª Eccia
Alécia Barreto (Universidade Federal de Sergipe)
Carga horária: 3
horas Horário: 14h-17h Data: 25/05/2015
Tem se acentuado a
discussão em torno do ensino de Língua Portuguesa voltado para a reflexão e o
uso, assim como apregoam os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998),
isso porque é necessário promover a reflexão sobre as características semânticas
e pragmáticas de cada palavra em situações concretas de uso. Nesta perspectiva,
neste minicurso, traçaremos uma discussão em torno de aspectos variáveis na
Língua Portuguesa, em uma abordagem Sociofuncionalista (BYBEE, 2010; GIVÓN,
2011; LABOV, 2008 [1972]), que concebe a gramática como emergente e
probabilística; um sistema adaptativo, emergente, cujas regras são motivadas no
contexto comunicativo, baseadas em estratégias e princípios de uso. De acordo
com Bybee (2010), os fenômenos estruturais observados nas gramáticas das
línguas podem derivar dos processos cognitivos do domínio geral, enquanto
operam nas múltiplas instâncias do uso linguístico. Então, é preciso pensar a
língua como afetada pelo uso e com o impacto da experiência no sistema
cognitivo. Assim, sendo a língua uma estrutura mental em constante uso e
afetada por atividades processuais que mudam, nela podem existir, então,
variação ou gradiência no mesmo processo (BYBEE, 2010).
2. Leitura de documentos manuscritos: o que está nas entrelinhas?
Prof.ª Dr.ª Rita de Cássia
Ribeiro de Queiroz (Universidade Estadual de Feira de Santana)
Carga horária: 3
horas Horário: 15h-18h Data: 27/05/2015
Trataremos neste minicurso
da leitura de documentos manuscritos, de períodos distintos (dos séculos XV ao
XX), a fim de compreendermos o tipo de letra, as variações grafemáticas, o
conteúdo e a mensagem transmitida.
3. Oficina de criação literária: “A poesia da tela”
Ellen dos Santos Oliveira
(Mestranda/Universidade Federal de Sergipe)
Carga horária: 3 horas Horário: 15h-18h Data: 28/05/2015
Essa oficina apresentará
algumas técnicas e conceitos fundamentais para o ato de criação literária e, em
especial, para a produção do texto poético. Todo o conteúdo abordado na oficina
dará ênfase à relação frutífera entre a Literatura e as outras artes, em
especial a pintura. Além do conhecimento dos conceitos básicos para o ato
de criação literária, os participantes terão contato com diversas telas de
artistas famosos e a partir da leitura e percepção de sentidos, sentimentos e
ideias, transmitidas por estas, irão produzir, individualmente, um texto
poético que será publicado na Antologia “A poesia da Tela”. A oficina é
indicada a escritores, poetas e poetisas, professores e estudantes de letras, e
demais interessados no fazer poético.
4. Práticas de leitura em língua inglesa
Prof. Drnd. Álvaro Cesar
Pereira de Souza (Faculdade São Luís de França)
Carga horária: 3 horas Horário: 15h-18h Data: 29/05/2015
O objetivo desse minicurso
é desenvolver técnicas de leitura e compreensão de textos em língua estrangeira
(inglês), para um público formado não só de futuros docentes do Curso de Letras
Inglês, mas também de profissionais de diversas áreas, tais como médicos; engenheiros;
administradores, dentre outras áreas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário